Na noite de sexta-feira (20) o governo anunciou o seu pensamento em relação ao uso ou não da máscara como um dos itens de proteção.
Shigeyuki Goto, o ministro da da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) manifestou que ao ar livre, com a devida distância de outras pessoas, não há necessidade de usá-la se não estiver conversando ou no caso de manter a distância. Em ambiente fechado mas bem ventilado, também se pode removê-la, mas a recomendação é recolocá-la quando for conversar.
No entanto, observou que é importante continuar a praticar todos os demais cuidados, inclusive manter uma distância de 2 metros de outra pessoa, ao ar livre.
Em relação às crianças com idade acima de 2 anos, para quem havia sido pedido o uso como medida preventiva da variante ômicron, disse que “não irá continuar solicitando, independente da distância”.
Além disso, do ponto de vista da prevenção da insolação no verão, recomenda-se removê-la quando quase não há conversa ao ar livre.
Para evitar o risco de insolação e hipertermia, as pessoas não precisarão usar a máscara quando estiver ao ar livre, exceto quando estiver acompanhada de algum idoso.
Lembrou que em relação às demais situações, deve continuar usando, pois ela ajuda a prevenir a infecção pelo coronavírus.
Em breve o MHLW irá preparar e distribuir folhetos para a população, com explicações detalhadas.
Fonte: NHK e The Page