O governo brasileiro anunciou um plano para trabalhar com o empresário Elon Musk a fim de monitorar a floresta amazônica usando tecnologia de satélite. A ação ocorre em meio ao desmatamento ilegal.
Musk, CEO da fabricante de veículos elétricos Tesla e da fabricante de foguetes SpaceX, se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e líderes de negócios na sexta-feira (20).
Após a reunião, Bolsonaro disse que eles haviam começado a discutir o uso da tecnologia de satélite SpaceX para monitorar a Amazônia.
Mais de mil quilômetros quadrados da floresta brasileira foram perdidos em abril devido ao desmatamento ilegal e outros fatores. Essa foi a maior área perdida para o mês de abril nos últimos 6 anos.
Bolsonaro descreveu Musk como “uma pessoa objetiva que quer tornar seus sonhos realidade o mais rápido possível”. Ele acrescentou que o Brasil quer fazer sua parte ao reduzir a burocracia.
Uma mídia local líder citou que satélites já estão executando monitoramento detalhado de florestas e que o desmatamento ilegal não vai parar a menos que o governo aumente suas repressões.
Fonte: NHK