
A companhia de satélite dos EUA, Planet Labs PBC, capturou a imagem em 13 de maio (NHK)
Uma imagem de satélite dos EUA mostra que o exército chinês montou um modelo de uma aeronave de vigilância usada pelas Forças de Autodefesa do Japão.
Especialistas no arquipélago suspeitam que ela é destinada para prática de alvo de míssil.
A companhia de satélite dos EUA, Planet Labs PBC, capturou a imagem em 13 de maio. Ela mostra objetos que parecem ser uma aeronave em uma pista em um deserto na Região Autônoma Uigure de Xinjiang da China.
Artigos relacionados
Um ex-analista da inteligência no Ministério da Defesa do Japão, Nishimura Kinichi, diz que um grande objeto no centro provavelmente é um modelo de uma aeronave de vigilância AWACS. A aeronave tem um grande radar em formato de disco e pode detectar aviões suspeitos que se aproximam do espaço aéreo do Japão.
Nishimura diz que a localização pode ser uma zona de teste de míssil e que o objeto pode ser um alvo para testes de mísseis. Ele acredita que sua existência indica que a China tem a intenção de atacar o Japão se ele intervier em uma contingência envolvendo Taiwan.
Enquanto isso, Masayuki Masuda do Instituto Nacional para Estudos da Defesa do Ministério da Defesa diz que o objeto no deserto não deveria ser considerado uma mensagem para o mundo exterior.
Masuda diz que a invasão russa à Ucrânia deixou Pequim mais alerta para quais ações os EUA e o Japão tomariam em uma emergência. Ele acrescenta que a China parece estar realizando uma série de exercícios em preparação para todos os possíveis cenários.
Fonte: NHK







