Boris Bondarev enviou uma carta às missões diplomáticas estrangeiras em Genebra anunciando sua partida (NHK)
Um diplomata russo no Escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, renunciou ao cargo em protesto contra a invasão de seu país à Ucrânia.
Publicidade
Fontes disseram na segunda-feira (23) que Boris Bondarev enviou uma carta destinada às missões diplomáticas estrangeiras em Genebra anunciando sua partida. A declaração criticou duramente o presidente russo Vladimir Putin.
“Por 20 anos em minha carreira diplomática vi diferentes mudanças de nossa política estrangeira, mas nunca senti tanta vergonha do meu país desde 24 de fevereiro deste ano”, disse Bondarev na declaração.
Esse foi o dia quando a Rússia iniciou sua invasão à Ucrânia.
“A guerra agressiva provocada por Putin contra a Ucrânia, e de fato contra o mundo ocidental inteiro, não é apenas um crime contra os ucranianos, mas também, talvez, o crime mais grave contra as pessoas da Rússia”, continuou ele.
“Hoje, o Ministério de Relações Exteriores não é sobre diplomacia. É tudo sobre belicismo, mentiras e ódio”, disse.
Ele concluiu dizendo, “Estudei para ser um diplomata e tenho sido diplomata há 20 anos. O ministério se tornou meu lar e família. Mas simplesmente não posso mais compartilhar essa ignomínia sangrenta, estúpida e absolutamente desnecessária”.
A mesma declaração também foi enviada para uma conta de mídia social de negócios sob o nome de Bondarev. Comentários apoiando sua renúncia foram postados.
Fonte: NHK