Um painel independente que investiga um escândalo de falsificação de dados na Mitsubishi Electric descobriu mais casos.
Cerca de 70% das bases de produção doméstica da fabricante de equipamentos estavam envolvidas em fraude de controle de qualidade.
O painel de especialistas disse em seu mais recente relatório na quarta-feira (25) que descobriu 101 casos adicionais em 15 instalações de fabricação.
Na maioria dos casos recém-descobertos, funcionários omitiram alguns dos testes de controle de qualidade exigidos pelos clientes ou falsificaram dados.
Uma fábrica na província de Hyogo não conduziu alguns testes de vibração exigidos para vagões de trens por pelo menos 50 anos e apresentou dados falsificados aos clientes.
Em uma outra fábrica na província de Aichi, um teste de voltagem não foi conduzido para componentes de elevadores exportados para os EUA antes de dezembro de 2018.
O painel diz que os funcionários se engajaram na má conduta para atender prazos de entrega ou cortar custos.
Hiroshi Kimeda, presidente do Comitê Investigativo, disse que executivos da companhia carregam a grande responsabilidade por terem falhado em criar uma cultura corporativa a qual permite que gerentes de nível médio imponham padrões.
Esse é o terceiro relatório feito pelo painel. Os dois anteriores descobriram 47 casos de falsificação de dados em 6 fábricas.
O painel continuará sua investigação para estabilizar a dimensão completa do escândalo.
Fonte: NHK