Um experimento inédito feito na margem no Rio Itadori, em Mino (Gifu), foi bem sucedido. Para incentivar as pessoas a recolherem e levarem os lixos depois do piquenique e churrasco, foi usado um drone com alto-falante, em 3 idiomas: japonês, inglês e português.
A iniciativa foi planejada e implementada pela Roboz, que buscava uma solução para o problema dos lixos deixados na margem do rio, local muito procurado pelas pessoas em dias de bom tempo.
O fato de soltar o áudio em 3 idiomas teve resultado melhor do que quando um funcionário passa falando com as pessoas uma a uma.
No passado, essa mesma empresa de drone fez um teste para repelir os corvos-marinhos e esta foi a primeira iniciativa de atividade educativa. No futuro se pensa em implementar também na margem do Rio Nagara, perto da ponte de Mino.
“Estava preocupado que algumas pessoas pudessem não gostar mas deu resultado positivo. Gostaria de fazer melhorias e continuar”, disse o presidente da Roboz. Complementou dizendo que manter a margem limpa proporciona conforto, tanto para os moradores da cidade quanto para os que vêm de fora.
Fonte: Gifu Shimbun