Cinco universidades japonesas ficaram entre as 100 melhores na edição 2023 do ranking mundial divulgado por uma agência de avaliação britânica nesta quinta-feira (9), com a Universidade de Tóquio em 23º lugar, a posição mais alta entre as outras instituições de ensino superior japonesas.
A QS Quacquarelli Symonds classificou 1.418 universidades no mundo para a edição 2023 do QS World University Rankings, e 50 universidades do Japão foram incluídas.
Esse é um dos dois rankings de faculdade internacionalmente renomados. O outro é divulgado pela Times Higher Education (THE).
A QS produz seus rankings baseada em seis indicadores, incluindo reputação entre mais de 150 mil acadêmicos, o número de documentos citados por membros docentes, o que indica o impacto de pesquisa, e a proporção de docentes por estudante.
Do Japão, a Universidade de Tóquio ficou em 23º, seguida pela Universidade de Quioto em 36º, o Instituto de Tecnologia de Tóquio em 55º, a Universidade de Osaka em 68º e a Universidade de Tohoku em 79º.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos EUA ficou em 1º lugar pelo 11º ano, seguido pela Universidade de Cambridge no Reino Unido em 2º e a Universidade de Stanford nos EUA em 3º.
Do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ficou na 115ª posição.
Para ver o ranking e pesquisar as universidades, toque aqui.
Fonte: Mainichi