O umeboshi (ameixa japonesa em conserva) pode ajudar a inibir a reprodução do coronavírus, anunciou recentemente um grupo de pesquisa interprovincial.
A equipe formada por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Tokai (Kanagawa) da Universidade de Reabilitação Osaka Kawasaki (Osaka) e do Instituto Nacional de Tecnologia, Wakayama College (Wakayama) anunciaram a descoberta em uma coletiva de imprensa em 1º de junho na prefeitura de Minabe em Wakayama.
O grupo iniciou a pesquisa em outubro de 2020 após ser encomendada pela cidade de Minabe.
Os pesquisadores compararam reprodução viral em amostras de cultura celular, sendo que um conjunto foi tratado apenas com partículas de coronavírus e um outro com coronavírus misturado com extrato de umeboshi. Eles também alteraram níveis de concentração de extrato quando estavam estudando amostras infundidas com umeboshi.
Eles descobriram que a reprodução viral foi suprimida nas células de amostra com extrato de umeboshi, e quanto maior a concentração de extrato, maior o efeito.
O grupo também afirma que além da cepa original do coronavírus, o mesmo resultado foi confirmado para as variantes alpha, delta e ômicron. A equipe agora planeja progredir para identificar o ingrediente que inibe a reprodução.
Perguntado durante a coletiva se o consumo de umeboshi poderia prevenir a infecção por coronavírus, o professor de patologia experimental da Escola de Medicina da Universidade Tokai, disse “Não podemos saber com certeza sem um estudo epidemiológico”.
Fonte: Mainichi