O número de homens no Japão diagnosticados com câncer de próstata aumentou de forma acentuada, expandindo em mais de 1.8 vez ao longo dos últimos anos.
Embora mais pessoas estejam sendo diagnosticadas com câncer devido ao envelhecimento populacional, dentre outras razões, o câncer de próstata em particular está aumentando a um ritmo rápido.
Entretanto, como alguns casos são de baixa malignidade, tratamento excessivo pode afetar a qualidade de vida do indivíduo, com incontinência após cirurgia de câncer de próstata, por exemplo.
Muitos pacientes e suas famílias enfrentam um momento difícil decidindo sobre um plano de tratamento.
De acordo com uma estatística de câncer de 2022 do Serviço de Informação do Câncer do Japão, uma alta recorde de 92.021 homens foram diagnosticados com câncer de próstata no país em 2018.
Dizem que além do envelhecimento populacional, a razão por trás do aumento de casos é a ocidentalização de padrões nutricionais, visto que o câncer de próstata era originalmente comum nos EUA e Europa.
De acordo com estatísticas vitais do governo, mortes em decorrência de câncer de próstata também estão em aumento, com fatalidades em 2020 alcançando 12.759, 1.2 vez mais do que o número há 10 anos.
Os testes de Antígeno Prostático Específico (PSA) são eficazes para detecção primária do câncer, e 78.1% dos municípios estavam conduzindo os testes em centros de checkups de saúde em massa desde 2020.
A Associação Urológica do Japão recomenda que homens com mais de 50 anos realizem testes PSA, o qual pode reduzir a taxa de mortalidade por câncer.
Fonte: Mainichi