Segundo informações do vice-chefe de gabinete do governo japonês, Yoshihiko Isozaki, de segunda-feira (20), cinco navios da Rússia, incluindo destroyers e fragatas, passaram entre as ilhas e a cidade de Miyako (Okinawa), no dia anterior, por volta das 16 horas.
Saíram das águas do Oceano Pacífico e se dirigiram para o Mar da China Oriental.
O percurso desses 5 navios militares vem sendo acompanhado em vigilância desde 15 deste mês, quando passaram inicialmente pela costa do Cabo Erimo (Hokkaido).
Depois seguiram pelo Pacífico, margeando Chiba e passaram entre as Ilhas de Izu. Isso significa que contornaram um lado inteiro do arquipélago japonês.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou este mês que realizaria um exercício de grande escala no Oceano Pacífico envolvendo mais de 40 navios e, segundo funcionários do Ministério da Defesa do Japão, acredita-se que essas 5 embarcações tenham participado dessa atividade.
O governo japonês continua analisando a finalidade da navegação e coletando informações, em vigilância com monitoramento usando as aeronaves e navios da Autodefesa Marítima.
Segundo a agência de notícias russa Interfax, um porta-voz da Frota do Pacífico disse na segunda-feira que está sendo realizado um exercício de defesa antiaérea e busca de um hipotético submarino inimigo nas águas do Mar das Filipinas e do Mar da China Oriental.
Fontes: NHK e FNN