Singapura e Coreia do Sul acabam de reportar casos confirmados ou suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox), de acordo com autoridades da saúde dos dois países, enquanto a doença viral continua se espalhando pelo mundo.
O Ministério da Saúde de Singapura disse no fim de terça-feira (21) que o país havia confirmado um caso importado de varíola dos macacos, o primeiro reportado no Sudeste Asiático durante o surto deste ano da doença viral.
O paciente, que testou positivo em 20 de junho, é um inglês de 42 anos que trabalha como comissário de bordo e havia viajado de e para Singapura em meados de junho, disse o ministério em uma declaração.
Sua condição é estável e ele está em uma ala do Centro Nacional para Doenças Infecciosas de Singapura, disse o ministério.
Treze contatos próximos do homem foram identificados desde a terça-feira, e todos serão colocados em quarentena por 21 dias desde o último contato com o infectado, acrescentou a declaração.
O último caso de varíola dos macacos detectado em Singapura foi há 3 anos.
A Coreia do Sul disse nesta quarta-feira (22) que os primeiros dois casos suspeitos da doença foram reportados no país, acrescentando que testes de diagnóstico estavam sendo conduzidos e autoridades da saúde realizarão uma coletiva de imprensa assim que os exames forem concluídos.
Uma das pessoas com varíola dos macacos suspeita, um cidadão estrangeiro que teria apresentado sintomas em potencial desde domingo (19), entrou no país na segunda-feira (20) e atualmente está sob tratamento em um leito isolado de um hospital na cidade de Busan.
A outra pessoa, um cidadão sul-coreano que apresentou sintomas quanto entrou no país vindo da Alemanha na tarde de terça-feira, deu entrada no Centro Médico de Incheon.
Fonte: CGTN