Uma família que estava em um veleiro em alto mar, à deriva, foi resgatada pela Guarda Costeira de Okinawa e levada para um hotel em Naha.
Por volta das 5h30 de terça-feira (28) a Guarda Costeira do Japão recebeu o comunicado de uma agência americana pedindo socorro para um veleiro americano cujo mastro quebrou e que também teve avarias no motor.
Um cidadão norte-americano de 55 anos, sua esposa e filho de 6 anos, ambos de nacionalidade filipina, estavam a bordo. Eles partiram das Filipinas com destino ao Alasca mas tiveram esse incidente.
O veleiro estava em alto mar, a 780 quilômetros da ilha principal de Okinawa. Como o local onde se encontravam à deriva era muito distante, e levaria cerca de 30 horas de navio para chegar lá, a Guarda Costeira pediu ajuda para a Força Aérea de Autodefesa para o resgate. Uma aeronave partiu da base aérea de Iwakuni (Yamaguchi), para acelerar o resgate.
A equipe usou um bote inflável e socorreu as 3 pessoas da família, por volta das 17h14. Nenhuma delas teve ferimento ou problema de saúde e foram todas levadas para o aeroporto de Naha, onde desembarcaram por volta das 19h15 do mesmo dia.
Fontes: QAB, FNN e Traffic News