Embora não tenham sido confirmados casos de varíola dos macacos no Japão, o Ministério da Saúde discutirá a administração de vacinas contra varíola a profissionais da saúde como medida de precaução.
O painel de especialistas do ministério revelou o plano durante uma reunião na quinta-feira (29) para proteger profissionais da saúde que provavelmente entrarão em contato com pacientes infectados se algum surgir no país.
Trabalhadores em centros de saúde pública que desejarem também poderão receber a vacina, disse o ministério.
Citando que muitos casos de varíola dos macacos no exterior apresentaram sintomas leves, alguns membros do painel disseram que informações sobre os efeitos da vacina devem ser fornecidas e diretrizes para avaliar os riscos do imunizante devem ser estabelecidos.
O governo estocou vacina contra varíola, a qual acredita-se ter 85% de eficácia em reduzir os sintomas da varíola dos macacos.
A vacina também deve ajudar a prevenir que pacientes desenvolvam sintomas graves.
Ela é recomendada para profissionais da saúde nos EUA, onde infecções por varíola dos macacos se espalharam.
O ministério também iniciou um estudo clínico específico de um medicamento para tratar varíola, chamado Tecovirimat, no Centro Nacional para Saúde Global e Medicina a fim de usá-lo em pacientes infectados por varíola dos macacos.
O medicamento tem sido usado na Europa.
Fonte: Asahi