Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Gifu: produto que acaba com as baratas continua famoso por 40 anos

| Sociedade

O pesquisador e criador faleceu logo depois de começar a fabricar, mas o seu sócio deu continuidade e contribuiu para acabar com esse indesejado inseto em casa.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
prod barata

Barata morta (Wikimedia) e o produto (Gifu Shimbun)

Um dos problemas que a população enfrenta no verão é a visita das baratas, na cozinha ou no banheiro. Mesmo mantendo a higiene, esse inseto onívoro, entra por várias vias, até pela mangueira do ar-condicionado

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Tem uma cidade em Gifu que se livrou delas na década de 80, graças aos bolinhos anti-barata, desenvolvidos há cerca de 40 anos, os quais continuam fazendo sucesso em todo o país, mas poucos sabem que são originários de Ikeda-cho.

Nessa ocasião, foi realizada uma campanha para expulsá-las da cidade usando esse inseticida em formato de bolinho e foram exterminadas. Rapidamente tornou-se popular.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Pesquisador descobriu a fórmula

O pesquisador e desenvolvedor do produto foi Shigeo Tanisake (谷酒茂雄, 1919 – 1988), porque sofria com as baratas dentro de sua casa e queria dar um jeito nessa situação.

Ele sabia que o ácido bórico causa desidratação nesse inseto e é eficaz em exterminá-lo, mas como resultado de pesquisas de cerca de 7 anos, descobriu que é facilmente atraído pelo cheiro da cebola. Então, desenvolveu um bolinho, usando farinha e esses ingredientes. 

As baratas comem o bolinho atraídas pelo cheiro e morrem por desidratação.

Embalou esses bolinhos em um invólucro plástico para que o consumidor não ter contato direto com os dedos, colocou-os em uma caixa de papel, colocou o nome comercial de ゴキブリキャップ (lê-se gokiburi kyappu) e começou a vender pela empresa Tanisake. 

Eficiência do extermínio das baratas da cidade 

Na ocasião, o atual conselheiro da Tanisake, Hiroshi Matsuoka, 78, era dono de um supermercado, e ele também esquentava a cabeça com as baratas no seu estabelecimento. Soube desse produto e começou a usá-lo. Ficou espantado com o resultado e foi o que colocou toda a energia para a difusão dele.

prod barata 2

Atual presidente Shimizu e um dos fundadores, Matsuoka (Gifu Shimbun)

De acordo com o livro As baratas desapareceram de Ikeda-cho (池田町からゴキブリが消えた), lançado em 1988, há registros do extermínio desse inseto na cidade, de uma forma extraordinária.

Por causa disso, a imprensa de todo o país quis saber desse produto inseticida e Matsuoka foi convidado para rodar o país para ensinar a prepará-lo. No entanto, com o resultado muito bom, as pessoas que aprenderam começaram a pedir o produto pronto. Assim, tiveram que montar um laboratório com fábrica para atender os consumidores, em 1985

Continua sendo muito vendido em todo país

Através do boca-a-boca foi se espalhando sem que a empresa precisasse investir em publicidade. Taiwan foi um dos grandes compradores e nesses 40 anos a empresa já vendeu mais de 650 milhões de unidades (caixas) do inseticida, pois o hábito de usá-lo foi passado para outra geração.

Se quiser experimentá-lo, pode comprar uma caixa através das lojas online como Amazon e Rakuten (toque sobre um dos nomes para abrir o link). Basta retirar os invólucros e deixá-los nos locais da casa onde as baratas possam aparecer. Em cerca de 2 semanas desaparecerão.

Fonte: Gifu Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo