A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou, na quinta-feira (7), sobre o resultado do estudo de avaliação feito pelos especialistas em relação ao megaterremoto que poderá ocorrer na Nankai Trough.
O resumo é de que “não houve nenhuma mudança específica”.
Esse estudo é realizado com frequência para verificar se ocorre alguma mudança nessa fossa e se há alguma atividade sísmica, pois será a desencadeadora do temido terremoto, o qual poderá ocorrer dentro dos próximos 30 anos, com uma probabilidade de 70 a 80%.
O estudo foi realizado no final do mês passado. Outro resultado divulgado foi de que o terremoto de magnitude 4,9 que ocorreu na parte sul da província de Tokushima em 17 de junho, dentro da placa do Mar das Filipinas, não alterou o estado da calha de Nankai.
Por outro lado, o professor emérito Naoshi Hirata, da Universidade de Tóquio, o presidente do grupo de estudo de avaliação, disse que em relação à subsidência do solo de longo prazo observada em Omaezaki (Shizuoka), não mudou a tendência significativamente na Placa das Filipinas.
Mesmo que não tenha sido observada nenhuma mudança específica na Nankai Trough, os especialistas recomendam não descuidar da prevenção, achando que não ocorrerá o megaterremoto.
Fonte: NTV