Principais montadoras estrangeiras estão intensificando seus esforços para vender veículos elétricos no Japão, visando aumentar presença no país onde a participação de mercado de carros importados é relativamente baixa.
Os modelos mais recentes de carros elétricos e motos estavam em exibição no dia 30 de junho no complexo Grand Front Osaka. O evento foi organizado pela Associação de Importadores de Automóveis do Japão (JAIA) e realizado na região Kansai pela primeira vez.
Muitos dos mais recentes modelos de todo o mundo estavam em exibição.
O modelo Y da Tesla dos EUA, um veículo esporte utilitário popular de porte médio de cinco lugares estava em exibição, junto com o iX da alemã BMW AG.
O carro vem equipado com baterias grandes de íon de lítio e tem um alcance de 650Km.
O novo modelo de veículo elétrico E-C4 da empresa francesa Citroën também foi apresentado. Vinte fabricantes e negócios relacionados da Europa EUA, Coreia do Sul e de outros lugares estavam representados no show.
A grande montadora chinesa BYD detém cerca de 70% da participação de mercado de ônibus elétricos no Japão.
De acordo dom dados da JAIA, carros importados contaram por 40.6% do número total de novos VEs no Japão em 2021, alta dos 5.9% em 2014.
A participação aumenta enquanto montadoras estrangeiras vêm expandindo seus modelos elétricos, preenchendo um espaço deixado por fabricantes japonesas.
Fonte: Yomiuri