A Universidade de Wuhan na China reportou um caso de cólera, levando a uma corrida para rastrear contatos e deter potencial propagação.
O departamento de saúde do distrito disse que coletou amostras, realizou rastreamento de contato e fechou alguns locais para desinfecção após ter sido descoberto que um estudante estava com a doença.
Nenhum outro caso foi detectado até agora, disse.
A cólera, uma doença virulenta que se espalha através de alimentos e água contaminados e causa diarreia aguda, é relativamente rara na China, com um caso descoberto em março e cinco detectados no ano passado.
Mas sua possível emergência em Wuhan, o epicentro original da covid-19, ocorre quando o sistema de saúde da China enfrenta fiscalização sem precedentes, visto que infecções por coronavírus se reacendem no país apesar de sua rigorosa abordagem de tolerância zero designada a eliminar o vírus.
A China classifica a cólera como doença “Classe A”, a designação mais forte e uma compartilhada apenas com a peste bubônica.
A maioria das pessoas que é infectada não terá sintomas ou eles serão leves e podem ser tratadas com reidratação oral, embora a cólera possa matar dentro de horas se deixada sem tratamento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Fonte: Straits Times