Foi realizado no Centro de Prevenção de Desastres Comunitário de Hirakawa, na cidade de Kikugawa (Shizuoka), um evento para que as crianças estrangeiras pudessem vivenciar as atividades tradicionais do verão japonês, no domingo (10).
As crianças brasileiras e filipinas da escola de apoio Rainbow Bridge Kikukawa Ogasa foram as convidadas da Divisão da Juventude para Educação Saudável para essa experiência.
Com olhos vendados e um bastão nas mãos, um menino teve que partir uma melancia, ao som da torcida dizendo “um pouco mais à direita” ou “um pouco mais à frente” em japonês e nos idiomas pátrios.
A melancia partida foi dividida entre todos como uma festa. Além disso, puderam experimentar o nagashi somen, outra tradição japonesa. O fino macarrão somen é colocado em água gelada corrente no bambu e todos precisam pegá-lo com um par de hashi para saboreá-lo, enquanto se divertem.
E antes de voltarem para casa ganharam uma lembrancinha de pipoca artesanal.
Como há muitos estrangeiros residentes na cidade, em janeiro são convidados para a cerimônia do mochitsuki, de preparo desse alimento que não pode faltar no Ano Novo.
Através dessas atividades tradicionais se faz a integração entre as sociedades japonesa e estrangeira.
Fonte: Chunichi Shimbun