Uma praia na cidade de Naraha (Fukushima), destruída no Grande Terremoto no Leste do Japão em março de 2011, foi reaberta para o verão pela primeira vez em 12 anos no sábado (16).
No massivo terremoto, a diminuição do terreno local fez com que a areia na costa na praia de Iwasawa fosse parar no fundo do mar e lama de um deslizamento cobriu o estacionamento do local.
O subsequente tsunami também arrastou a torre de segurança e outras instalações. Por estar localizada dentro de 20Km da planta de energia nuclear Fukushima Daiichi, todos os residentes da cidade de Naraha tiveram que ser evacuados após fusões nucleares na usina.
A diretiva de evacuação foi retirada em 2015, e 4.332 pessoas, ou 64% dos 6.647 residentes registrados, voltaram a morar na cidade desde o fim de junho deste ano.
O trabalho de renovação na praia foi finalmente concluído em março deste ano, e instalações incluindo uma torre de segurança, banheiros e chuveiros também foram reconstruídos.
Na cerimônia de reinauguração da praia e ritual para orar por segurança realizada no sábado, estudantes da Escola Primária de Naraha cantaram e também entretiveram as pessoas com dança havaiana.
Fonte: Mainichi