No último sábado, 16 de julho, a província de Aichi teve o pior número de testados positivo desta epidemia, de 7.269. As instalações hoteleiras que recebem os pacientes com sintomas leves estão afetadas com o aumento repentino.
“O número de pacientes com covid em tratamento domiciliar e os encaminhados para os hotéis são os maiores desta epidemia”, afirmou o governador Hideaki Omura, na terça-feira (19).
Até segunda-feira os hotéis estavam com 1.089 pacientes e os em tratamento domiciliar eram 41.436.
O responsável por um dos hotéis que serve de local para tratamento disse que “em geral o paciente tem alta de manhã. A limpeza e a completa desinfecção só é concluída no final do dia, portanto, um novo paciente só pode ser admitido no dia seguinte”.
Em um dos hotéis, com 207 apartamentos destinados para esse fim, havia 54 em tratamento no dia 4 deste mês, mas aumentou para 129 até segunda-feira. Além de todos os cuidados, há uma correria para o preparo das refeições.
Os centros de saúde levam tempo para conferir o estado dos pacientes, pois costumam telefonar e a equipe se empenha ao máximo.
“A situação é severa”, apontou o governador. “O movimento das pessoas aumentará durante as férias de verão. É difícil pensar que atingirá o pico e diminuirá”, analisou.
Ele disse que não pretende solicitar restrições aos cidadãos da província agora, mas continuará acompanhando a situação das internações para decisões futuras.
Fonte: CBC TV