Trator em campo na região de Kmenytsky, na Ucrânia (ilustrativa/banco de imagens)
A Turquia diz que um acordo foi alcançado com a Rússia para permitir que a Ucrânia retome as exportações de grãos através do Mar Negro.
Publicidade
Ele deve ser assinado nesta sexta-feira (22) em Istambul pela Ucrânia, Rússia, Turquia e o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.
A escassez mundial de grãos da Ucrânia desde a invasão russa em 24 de fevereiro deixou milhões de pessoas sob risco de fome.
A invasão fez com que os preços de alimentos disparassem, então o negócio para desbloquear os portos da Ucrânia é crucial. Cerca de 20 milhões de toneladas de grãos estão paradas em armazéns em Odessa.
O Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia confirmou que uma outra rodada de negociações para liberar as exportações de grãos ocorreriam na Turquia nesta sexta-feira, e um documento “pode ser assinado”.
Mas um membro do Parlamento ucraniano com conhecimento das negociações manifestou cautela com o negócio.
“Ainda não temos um acordo”, disse o membro do Parlamento de Odessa, Oleksiy Honcharenko, ao programa World Tonight da BBC Radio 4. “Não confiamos nos russos de forma alguma. Então, deixe-nos esperar até amanhã para uma decisão final e para que não haja resistência dos russos e mudanças de última hora”.
Fonte: BBC