O Gabinete Conjunto do Ministério da Defesa do Japão (MOD) informou na terça-feira (26) que um veículo aéreo não tripulado de reconhecimento e ataque da China, o TB-001, foi visto no espaço aéreo japonês.
Voou do Mar da China Oriental, depois passou pelo sul, entre a ilha principal de Okinawa e Miyako, e depois foi para o Oceano Pacífico. Além disso, o drone voou em direção ao Estreito de Bass.
Por outro lado, a Força de Autodefesa Aérea do Japão está monitorando continuamente usando aeronaves de combate.
Segundo o MOD é a primeira vez que se confirma um veículo aéreo não tripulado chinês voando solo nessa área, entre a ilha principal de Okinawa e Miyako.
“Existe a possibilidade de que o TB-001 tenha realizado algum tipo de treinamento e coleta de informações. Protegeremos firmemente as águas territoriais e o espaço aéreo do Japão. Com base nessa política, tomaremos todas as medidas possíveis contra as violações do espaço aéreo de acordo com o direito internacional e com a Lei das Forças de Autodefesa”, declarou o MOD.
O TB-001 foi confirmado pela primeira vez pela Força de Autodefesa Aérea do Japão no Mar da China Oriental em agosto de 2021. Essa aeronave é considerada o maior drone de reconhecimento de combate na China desenvolvido pela Sichuan Tengden Technology.
Foi anunciado que pode voar a uma altitude de 9 mil metros e uma velocidade de voo de 300km/h por 35 horas.
Com essa rota em particular, é possível que a China tenha querido mostrar ao Japão e Taiwan a capacidade desse drone em particular.
Fontes: JNN e Fly Team