Fabricantes de pneus no Japão estão aumentando os preços de seus produtos pela segunda vez neste ano, enquanto a invasão da Rússia à Ucrânia fez disparar os custos de matéria-prima.
A líder da indústria, a Bridgestone, aumentará os preços de produtos, incluindo pneus de verão e inverno para carros de passageiros, em 3 a 8 por cento. Os aumentos começarão a partir de setembro.
Essa é a primeira vez em 14 anos que a companhia aumenta preços de fábrica duas vezes no ano. Os aumentos anteriores ocorreram em abril.
A Sumitomo Rubber, a Yokohama Rubber e Michelin também aumentarão os preços pela segunda vez em 2022, dessa vez em até 8 por cento.
A Sumitomo começará a cobrar mais a partir de setembro, enquanto a Yokohama e a Michelin farão isso a partir de outubro.
Enquanto isso, a Toyo Tire aumentará os preços em até 10 por cento com início em janeiro. A medida virá 1 ano após seu último aumento.
As companhias culpam os custos em alta de matérias-primas como petróleo bruto e nafta, que é usada para fabricar borracha sintética. Elas dizem que estão impedidas de absorver esses aumentos através de outros esforços de cortes de custos.
Fonte: NHK