Após a ocorrência da falha de comunicação da KDDI (au), a qual durou 86 horas, em 2 deste mês, as outras duas operadoras estão estudando um mecanismo para efetuar roaming da ligação telefônica pelo smartphone, ou seja, itinerância para outra rede, no caso de acontecer o mesmo.
O roaming é importante para os usuários poderem efetuar as chamadas de emergência para o 110 (polícia) e 119 (ambulância e bombeiros), por exemplo.
Com a falha da KDDI muitos usuários não puderam fazer as chamadas de emergência em uma época de calor elevado e com risco de insolação, de epidemia do coronavírus e também para atendimento de socorro, incêndios, acidentes e incidentes.
Embora existam questões técnicas e de custo, um porta-voz da NTT DoCoMo disse que a empresa levará em consideração as necessidades da sociedade e pretende levar essa discussão ao Ministério de Assuntos Internos e Comunicações e para as outras operadoras.
Além disso, a SoftBank também disse que “gostaria de considerar positivamente ao explorar várias possibilidades” e pretende participar ativamente dessas discussões no ministério e com as concorrentes.
Fontes: NTV e FNN