Um diamante rosa de 170 quilates descoberto em Angola pode ser a maior pedra preciosa encontrada em 300 anos, de acordo com a mineradora australiana Lucapa Diamond Company.
Chamado de Lulo Rose, o diamante foi encontrado na mina Lulo na região de Lunda Norte de Angola, na África, disse a companhia em uma declaração na quarta-feira (27), com suas parceiras, a mineradora estatal Endiama e a Rosas & Petalas, uma companhia privada angolana.
As minas de Angola estão entre a dez principais produtoras de diamantes do mundo, de acordo com o Instituto Gemológico da América, que pesquisa produção de diamantes.
Apenas 1 em 10 mil diamantes encontrados têm cor, de acordo com Stephen Wetherall, diretor de gestão da Lucapa.
“E apenas 1 em cada 100 diamantes é maior do que 10.8 quilates em tamanho, então recuperar um diamante rosa de 170 quilates significa que estamos lidando com um artigo extremamente raro”, disse Wetherall ao CNN.
O Lulo Rose ainda está sendo avaliado para determinar seu valor aproximado antes de ser colocado para venda em leilão.
O maior diamante de Angola, apelidado de “4th February Stone” foi recuperado da mina de Lulo em fevereiro de 2016, de acordo com Lucapa. A pedra preciosa de 404.2 quilates foi vendida por US$16 milhões.
Fonte: CNN