O medicamente Calonal (カロナール), da Ayumi Pharmaceutical, o qual apresenta efeitos antipirético e analgésico ao atuar no nervo central, está em falta nas farmácias e drogarias do Japão, por causa do consumo pelo elevado número de pessoas com sintomas da covid nesta sétima onda de infecção do coronavírus.
Isso levou o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), Shigeyuki Goto, a fazer uma coletiva de imprensa para explicar sobre a escassez desse remédio.
A fabricante não consegue atender aos pedidos triplicados em comparação ao mesmo período do ano passado, por isso, Goto informou que apelou às instituições médicas e farmácias para que não comprem em grande estoque. Além disso, pediu às pessoas para substituí-lo por outro com efeitos similares.
O Calonal tem o componente acetaminofeno, o que permite ser amplamente utilizado por crianças e gestantes.
Porém, existem outros analgésicos antipiréticos contendo o loxoprofeno, o qual pode ser usado pelas pessoas com idade superior aos 15; e o que contém ibuprofeno, também indicado.
Assim, o uso do remédio Calonal será prioritário para os pacientes que necessitem dele, até a normalização da produção. Por isso, Goto pediu que aos que não necessitam, usem os com outros princípios ativos.
Fontes: Asahi, Nikkei, ANN e JNN