O exército da China anunciou que conduzirá exercícios em águas que rodeiam Taiwan, após a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à pequena nação insular.
Logo após a chegada de Pelosi, o Comando de Teatro Oriental do exército disse que os exercícios ocorrerão no mar e ar em seis locais perto de Taiwan.
O exército disse que os exercícios incluem treinamento de disparos de longo alcance no Estreito de Taiwan.
A rede estatal de notícias Xinhua também divulgou que o exército do país realizará um exercício importante perto de Taiwan de quinta-feira (4) a domingo (7).
As autoridades chinesas estão pedindo que navios e aeronaves não entrem em áreas designadas para os exercícios após o meio-dia de quinta-feira (hora local).
Um porta-voz do Ministério da Defesa da China emitiu uma declaração na noite de terça-feira (2) dizendo que os EUA enviaram a mensagem errada para as forças separatistas de Taiwan e estão agravando as tensões no estreito.
‼️🇹🇼🇺🇸Convoy transporting US House Speaker Pelosi arrives at hotel in Taipei: A convoy carrying US House Speaker Nancy Pelosi arrives at a hotel in Taipei upon her landing in Taiwan, despite a warning from China, as tensions between the two superpowers continue to soar. pic.twitter.com/H9xgOu5WWL
— World News 24 (@DailyWorld24) August 2, 2022
Visita de Pelosi aumenta tensões entre EUA e China
Nancy Pelosi chegou a Taiwan na noite de terça-feira (2), marcando uma exposição significante de suporte para Taiwan apesar das ameaças de retaliação da China em relação à visita.
Esta parada de Pelosi em Taipei, marca a primeira vez que um presidente da Câmara dos Representantes dos EUA visita Taiwan em 25 anos. Sua viagem ocorre em um ponto baixo nas relações entre EUA e China, apesar dos alertas da administração de Biden contra uma parada na pequena nação insular.
A democrata da Califórnia está liderando uma delegação parlamentar em um tour pela Ásia nesta semana, que inclui paradas em Singapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão.
Embora não estivesse incluída em seu itinerário oficial, expectativas de que Pelosi estava planejando uma visita a Taiwan alimentaram as tensões entre EUA e China desde o mês passado quando relatos sobre sua viagem emergiram.
Pelosi, uma crítica direta de Pequim, disse anteriormente que é importante para os EUA mostrarem suporte por Taiwan.
Fonte: NHK, CNN