A esperada chuva de meteoros – Perseidas – uma das 3 maiores, é a oportunidade para se encantar e também para fazer pedidos, segundo a lenda.
Este ano o pico acontecerá por volta das 10h de sábado (13). Como é de dia nada poderá ser visto do Japão. Então, a recomendação é ficar atento nas noites de quinta (11), sexta-feira (12) e sábado.
Como sexta-feira é noite de Lua Cheia, o céu deverá estar claro demais, o que não favorece muito. Mas, para quem tiver sorte poderá ver um meteoro ainda mais brilhante que a luz do luar.
Na madrugada de sexta-feira até antes do amanhecer de sábado é possível que as Perseidas fiquem intensas, caindo cerca de 30 por hora.
Os meteoros aparecem por todo o céu, não apenas perto do ponto radiante. Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAO), como não dá para saber quando ou onde eles aparecerão, a dica é escolher um gramado ou areia da praia em um local escuro que proporcione uma visão ampla.
Que tal levar uma canga, um forro ou uma cadeira com encosto inclinado, para se deitar ou sentar confortavelmente? É importante esperar uns 15 minutos até os olhos se acostumarem ao local escuro. Depois, é só relaxar e esperar.
A previsão indica que Hokkaido e parte das províncias de Tohoku estarão com o céu nublado. Nas demais províncias, deverá haver alternância de nuvens e estrelas, enquanto Okinawa deverá ter o céu limpo.
Mas, essa previsão cairá por terra se o tufão número 8 se aproximar das regiões Kinki, Tokai e Kanto no sábado.
Boa sorte!
Fontes: NAO, Fukui Shimbun e WeatherNews