Uma criança no estado do Nebraska, nos EUA, morreu após desenvolver infecção suspeita pela chamada “ameba comedora de cérebro” (Naegleria fowleri), provavelmente contraída quando nadava em um rio.
O Departamento de Saúde do Condado de Douglas diz que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) está conduzindo mais testes para confirmar a infecção, a qual a criança pode ter contraído no Rio Elkhorn no fim de semana passado.
O organismo de célula única é comumente designado como “ameba comedora de cérebro” porque pode causar uma rara, porém sempre fatal, infecção no cérebro, a meningoencefalite amebiana primária.
A infecção é causada por água que contém a ameba a qual entra pelo nariz e chega ao cérebro, possivelmente quando uma pessoa está nadando.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Nebraska diz que se o CDC confirmar a causa da morte da criança, essa seria o primeiro óbito conhecido em decorrência da ameba na história do estado.
A Naegleria é encontrada em muitas fontes de água doce como rios e lagos no norte dos EUA durante o verão quando as águas esquentam e o fluxo desacelera com a queda dos níveis.
Uma declaração divulgada pelas autoridades da saúde do condado descreve que os sintomas, os quais geralmente ocorrem entre 1 a 12 dias após a infecção, podem incluir dor de cabeça, febre, náusea ou vômito.
Esses sintomas podem evoluir para um pescoço rígido, confusão mental, convulsão e outras condições neurológicas. As mortes ocorrem em 97% dos casos dentro de 5 dias do início dos sintomas.
Fonte: The Independent