De acordo com o advogado Takehiko Nakamura, presidente da Associação Profissional dos Advogados da Província de Nagano, serão oferecidas consultas jurídicas para os residentes estrangeiros, em 18 idiomas.
Essa atividade é em conjunto com o governo de Nagano e a partir de quinta-feira (1.º) o Centro de Aconselhamento Multicultural (多文化共生相談センター) será o balcão de recepção.
Quando um estrangeiro residente na província de Nagano precisar fazer um aconselhamento jurídico deve telefonar para o centro, o qual marcará uma consulta com um advogado que more perto do requerente.
Se a pessoa não puder ir acompanhada de um intérprete, a Associação dos Advogados providenciará atendimento em 18 idiomas, incluindo português e espanhol.
Os principais temas a serem atendidos pelos advogados são sobre a vida cotidiana, situação de permanência no país, questões trabalhistas e consolidação das dívidas. A primeira consulta será gratuita.
“Gostaria que esse serviço se espalhe entre os estrangeiros”, disse o presidente da associação.
O telefone do centro é o 026-219-3068, com atendimento das 10h às 18h nos dias úteis e no 1.º e 3.º sábados. A folga da instituição é na 1.ª e 3.ª quarta-feira do mês.
Fonte: NHK