A China se tornou o primeiro país no mundo a aprovar uma versão inalável de vacina contra covid-19 produzida pela CanSino Biologics sediada em Tianjin, fazendo com que as ações da companhia subissem 14,5% na manhã desta segunda-feira (5) em Hong Kong.
A Administração Nacional de Produtos Médicos da China aprovou a Ad5-nCoV da CanSino para uso de emergência como dose de reforço, disse a companhia em uma declaração ao Mercado de Ações de Hong Kong no domingo (4).
A vacina é uma nova versão do imunizante de dose única contra coronavírus da CanSino, a primeira no mundo a passar por testes em humanos em março de 2020 e que foi usada na China, México, Paquistão, Malásia e Hungria após ter sido lançada em fevereiro de 2021.
A versão inalável pode estimular a imunidade celular e induzir a imunidade da mucosa para aumentar proteção sem injeção intramuscular, disse a CanSino.
Empresas estão buscando desenvolver versões inaláveis de vacinas voltadas a estimular anticorpos nos tecidos nasais para defesa contra o coronavírus. Elas são sem agulha e podem ser autoadministradas, ampliando seus atrativos a pessoas que hesitam em se vacinar e aliviando potencialmente a pressão em fontes de cuidados da saúde.
A vacina inicial de dose única da CanSino foi 66% eficaz em prevenir sintomas da covid-19 e 91% contra doença grave.
Fonte: Bloomberg