Moscou está comprando milhões de ogivas de artilharia e projéteis da Coreia do Norte, de acordo com a inteligência dos EUA, divulgou o New York Times.
Isso ocorre pouco depois de relatos de que a força armada russa também começou a usar drones de fabricação iraniana.
“O Ministério da Defesa russo está no processo de comprar milhões de projéteis e ogivas de artilharia da Coreia do Norte para uso no campo de batalha na Ucrânia”, disse um funcionário por email quando questionado sobre o relatório no documento.
De acordo com o funcionário, as compras indicavam que a força militar russa “continua a sofrer com escassez grave de fornecimento na Ucrânia, devido em parte a controles de exportação e sanções”.
“A expectativa é de que a Rússia pode tentar comprar equipamento militar adicional norte-coreano no futuro”, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado pelo nome.
O NYT, citando funcionários do governo norte-americano, disse que as compras mostraram que as sanções lideradas pelos EUA haviam começado a pesar, reduzindo a habilidade da Rússia em sustentar sua invasão à Ucrânia, a qual Moscou chama de “operação militar especial”.
Funcionários disseram que sanções do Ocidente estão limitando a habilidade da Rússia em substituir veículos e armamentos destruído na Ucrânia.
Fonte: Euronews