O USS Ronald Reagan atracou na cidade de Busan, no sudeste da Coreia do Sul nesta sexta-feira (NHK)
Um porta-aviões com capacidade nuclear dos EUA chegou à Coreia do Sul para exercícios militares conjuntos entre os dois países.
Publicidade
O USS Ronald Reagan atracou na cidade de Busan, no sudeste da Coreia do Sul nesta sexta-feira (23).
O contra-almirante Michael Donnelly, chefe do grupo do porta-aviões, disse em uma coletiva de imprensa que a operação em torno da Península Coreana ilustra o comprometimento dos EUA de estarem unidos com a Coreia do Sul.
Ele acrescentou que a operação está focada em garantir que as Marinhas dos dois países estejam “interoperáveis e integradas para enfrentar qualquer desafio ou qualquer ameaça sempre que exigido”.
A mídia sul-coreana divulgou que as Marinhas dos dois países conduzirão exercícios conjuntos principalmente no Mar do Japão.
A ação ocorre em meio a preocupações de a Coreia do Norte pode conduzir seu 7º teste nuclear. Altos funcionários de Relações Exteriores e da Defesa dos EUA e da Coreia do Sul afirmaram na semana passada que um teste nuclear pela Coreia do Norte seria confrontado com uma resposta forte e determinada.
Observadores dizem que a demonstração de união entre as forças militares dos EUA e da Coreia do Sul é aparentemente destinada a manter a Coreia do Norte sob controle, mas que isso atrairia uma reação brusca de Pyongyang.
Fonte: NHK, Asia Nikkei