Na noite de segunda-feira (26) o Departamento de Polícia Metropolitana informou sobre um acidente fatal ocorrido com usuário de patinete elétrico, considerado o primeiro do país com esse tipo de veículo de mobilidade.
De acordo com o anúncio, por volta das 22h45 de domingo (25), o empresário japonês 城哲哉, 52 anos, de Minato-ku, Tóquio, usava um patinete elétrico, quando tentou mudar de direção e colidiu contra um bloquete para parar os carros no estacionamento, da área de um prédio em Chuo-ku.
Segundo a polícia, com o impacto, a vítima caiu de frente e bateu fortemente o rosto. O empresário foi socorrido para um hospital, onde morreu, e há possibilidade de que tenha ingerido bebida alcoólica.
Em geral, o patinete elétrico é classificado como ciclomotor, de acordo com a lei atual, portanto é preciso ser emplacado e usar capacete.
Nesse caso fatal, a vítima não estava usando capacete porque dirigia um de uma empresa privada licenciada, alugado para testes de demonstração aprovado pelo governo, o que não o obrigava a usar capacete, pois é classificado como pequeno veículo especial.
Fontes: Yomiuri e Asahi