A Finlândia está fechando sua fronteira para turistas russos a partir desta sexta-feira (30), a última das vizinhas de Moscou da União Europeia a fazer isso.
Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia fecharam suas fronteiras para turistas russos no início deste mês.
Contudo, os russos ainda têm permissão para visitar familiares ou a trabalho e estudar na Finlândia, disse o ministro de Relações Exteriores.
A decisão ocorre após o número de russos chegando na fronteira ter aumentado depois de uma convocação de 300 mil reservistas pelo presidente Vladimir Putin.
Filas se formaram na fronteira, visto que pessoas estavam tentando fugir, incluindo longas filas na fronteira da Rússia com a Georgia, que não exige visto para viagem.
A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia e não exige visto, também registrou um aumento de pessoas tentando entrar no país após a mobilização parcial.
Falando na quinta-feira (29), o ministro de Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, disse em uma coletiva de imprensa que a ordem de mobilização teve um “impacto significante” sobre sua decisão.
“A decisão visa evitar completamente a atual situação de turismo russo para a Finlândia e o trânsito relacionado pela Finlândia”, disse ele.
O governo também disse que o fluxo de russos foi visto como perigoso para as relações internacionais da Finlândia.
Fonte: Channel News Asia