Depois do feriado do Dia do Esporte, o mercado de câmbio de Tóquio começou a semana na terça-feira (11) e a taxa de câmbio chegou ao nível de 145,9 ienes por dólar e acabou ficando na faixa dos 145,74.
O fortalecimento do dólar e a depreciação da moeda japonesa continuam sendo por causa da diferença dos juros dos dois países, Japão e Estados Unidos. Por isso, houve uma forte tendência de compra dos dólares americanos e, consequente venda de ienes.
Mas, também o aumento da tensão na Ucrânia, por causa do ataque russo, tem uma influência.
Shun’ichi Suzuki, Ministro das Finanças do Japão, disse que “se houver flutuação excessiva, responderemos adequadamente”, em uma coletiva de imprensa na terça-feira.
Disse estar observando as tendências atuais da taxa de câmbio com um forte senso de urgência.
No entanto, uma fonte do mercado disse para a NHK que “as observações do ministro Suzuki não são vistas como uma mudança na postura até agora, e o impacto é limitado”.
Segundo ele, “além do aumento do diferencial das taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos, a situação na Ucrânia está ficando tensa. Portanto, há um movimento de compra do dólar, pois é considerado forte nas situações de emergência“.
Fonte: NHK