O Japão celebra o 150º aniversário de seu sistema ferroviário nesta sexta-feira (14) com uma série de eventos, cumprimentos e promoção de mercadorias em Tóquio e vários outros lugares.
Em Shimbashi, um dos terminais da primeira linha ferroviária do Japão aberto em 1872, o trem E655 Nagomi usado pelo imperador e outros membros da família imperial partiu do que é agora uma estação da East Japan Railway para acrescentar cor à comemoração.
Também na cerimônia na praça da estação, que foi lar para uma clássica locomotiva desde o aniversário de 100 anos da ferrovia, os visitantes fizeram compras em um mercado especial que comercializa mercadoria temática, produtos regionais e outros itens.
Um executivo da JR também colocou flores no túmulo de Edmund Morel, um engenheiro britânico que contribuiu para estabilizar ferrovias no Japão, no Cemitério Geral Estrangeiro de Yokohama.
De acordo com o Ministério dos Transportes, mais eventos estão planejados por outras operadoras de trem no Japão.
A primeira ferrovia do Japão abriu em 1872 entre Shimbashi e Yokohama. Um bilhete de primeira classe custaria cerca de ¥15 mil hoje.
Fonte: News and Culture