As consequências do furacão Ian trouxeram um aumento nos casos reportados de uma rara bactéria comedora de carne na Flórida, nos EUA.
Houve 65 casos da Vibrio vulnificus e 11 mortes no estado até agora neste ano desde a sexta-feira (14), de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida. Isso foi uma alta de 34 casos e 10 mortes reportados em 2021.
A maioria das infecções foi no Condado de Lee, onde o Ian avançou em terra como furacão categoria 4 em 28 de setembro.
A Vibrio vulnificus é considerada “comedora de carne” porque infecções podem levar à fasciíte necrosante, uma infecção grave que causa a morte da pele em torno de uma ferida aberta, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
O Departamento de Saúde da Flórida disse que a Vibrio vulnificus normalmente vive na água do mar quente e infecções são raras.
As pessoas também podem se infectar ao consumir moluscos crus, principalmente ostras.
A infecção pode causar vômito, diarreia e dor abdominal. A Vibrio vulnificus também pode levar a uma infecção de pele quando feridas abertas são expostas à água do mar quente, o que poderia causar rupturas na pele e úlceras.
Ela também pode invadir a corrente sanguínea e causar doença grave e fatal com sintomas como febre, calafrio, pressão sanguínea baixa e bolhas que depois viram lesões na pele.
Fonte: News Sky