Na terça-feira (1.º) o governo do Japão decidiu solicitar à população a redução do consumo de energia elétrica, sem estabelecer metas numéricas, em todo o país a partir de 1.º de dezembro, tendo em vista a grave situação de oferta e demanda de eletricidade neste inverno.
O pedido do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) é de economizar a eletricidade dentro dos limites razoáveis.
Segundo o ministro da pasta, Yasutoshi Nishimura, o pedido se estende até março do ano que vem, pois a obtenção estável do gás natural liquefeito (GNL), o principal combustível para geração de energia térmica, continua difícil.
Como reduzir o consumo de energia elétrica
O ministro explicou que se as empresas economizarem 1% da energia elétrica nos seus escritórios, por dia, equivale à economia de 100 mil residências. Por outro lado, se todas as famílias reduzirem 1% equivale a manter 15 mil lojas de conveniência, igualmente por dia.
Ao usar roupas mais quentes – em casa e no trabalho – as pessoas poderão reduzir a temperatura dos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores.
Outra atitude simples é desligar as luzes do ambiente não utilizado e retirar os plugues das tomadas quando não estiver usando um dispositivo ou aparelho eletroeletrônico.
Uma outra recomendação é substituir as lâmpadas da casa pelas de LED, muito mais econômicas do que as fluorescentes.
Fonte: NHK