O Ministério da Defesa do Japão (MOD) informou na quarta-feira (2) que um navio da Marinha da China, do tipo hidrográfico, foi flagrado nas águas territoriais japonesas de Kuchinoerabujima (Kagoshima) até as proximidades de Yakushima.
Segundo o MOD, por volta das 19h50 de terça-feira (1.º), o navio hidrográfico navegou para nordeste pelas águas contíguas do lado territorial a oeste da ilha de Gajajima (Kagoshima).
Por volta das 00h10 de quarta-feira entrou nas águas territoriais a sudoeste de Kuchinoerabujima navegou por cerca de 2 horas e 50 minutos e depois de deixar as águas territoriais ao sul de Yakushima, mudou o rumo a sudeste.
Segundo o ministério, as embarcações da Força de Autodefesa Marítima do Japão e 3 aeronaves de patrulha – P-1 e P-3C – da Base Aérea de Kanoya, na província de Kagoshima, estiveram encarregadas da vigilância. Não ocorreu nenhuma ação de segurança marítima estipulada na Lei das Autodefesas, que permite o uso limitado de armas.
O governo do Japão transmitiu suas preocupações ao lado chinês por meio de canais diplomáticos.
Desde novembro do ano passado, esse tipo de embarcação militar vem invadindo as águas territoriais do Japão, mais recentemente em setembro deste ano.
O MOD está analisando as intenções da China. Esta é a 8.ª vez que um navio da marinha chinesa invadiu as águas territoriais do Japão, incluindo outras áreas.
Fontes: JNN e Sankei