O Ministério das Finanças (MOF) do Japão propôs na segunda-feira (7) que um painel consultivo considere a ideia de encerrar as vacinações gratuitas contra coronavírus.
O grupo de trabalho do Conselho de Sistema Fiscal deveria discutir sobre fazer cidadãos pagarem parte dos custos para as vacinações contra coronavírus assim como eles fazem para os imunizantes de influenza sazonal a fim de reduzir os gastos do governo ligados à segurança social, disseram funcionários do MOF em uma reunião do grupo.
De acordo com o ministério, o programa de vacinação gratuita contra covid-19 do Japão cobre uma parte mais ampla da população para um maior número de doses do que aquele de outros países incluindo seus parceiros do G7.
No ano fiscal de 2021, que encerrou em março, ¥ 2.336.6 bilhões foram pagos para obter vacinas e para instalações médicas sob o programa, com cada dose custando cerca de ¥ 9,6 mil.
O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse em uma coletiva de imprensa no mesmo dia que encerrar as inoculações gratuitas é algo a ser considerado no futuro e que isso não contradiz a atual campanha de vacinação do governo.
Fonte: Nippon, Jiji