A vacina contra dengue da companhia japonesa Takeda Pharmaceutical foi autorizada para uso na União Europeia (UE) na quinta-feira (8).
Ela se torna a segunda vacina aprovada para a doença transmitida por mosquito que causa milhões de infecções anualmente.
Chamada de QDENGA, a vacina é desenvolvida para uso em pessoas com idade igual ou superior a 4 anos a fim de prevenir contra qualquer um dos 4 serotipos de dengue.
Não há antivirais ou tratamentos específicos para a doença viral similar à influenza. Enquanto a doença seja em sua maioria leve, alguns podem desenvolver complicações perigosas. Entre 20.000 e 25.000 pessoas, em grande parte crianças, morrem a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A QDENGA segue a Dengvaxia da Sanofi, que foi a primeira vacina contra dengue do mundo e que teve sua primeira aprovação em 2015.
A vacina da Takeda também foi aprovada na Indonésia, enquanto reguladoras nos EUA estão revisando a QDENGA em uma base prioritária.
A Takeda espera que sua vacina gere de US$700 milhões a US$1,6 bilhão em vendas ao longo de vários anos, disse Gary Dubin, presidente do negócio de vacinas global da Takeda no início deste ano.
Fonte: Asia Nikkei