Chineses estão comprando grandes quantidades de medicamentos para gripe e resfriado em países como Japão e Tailândia, estimulados pela severa escassez no país em meio ao rápido aumento nas infecções por covid-19.
A expressão chamada “bakugai”, que literalmente significa “compra explosiva” vem ocorrendo na última semana, com os chineses comprando medicamentos para suas famílias e conhecidos.
No sábado (24), chineses fizeram fila no caixa destinado a duty-free em uma farmácia de Ueno (Tóquio) onde há muitos estabelecimentos do tipo. Eles estavam usando seus smartphones para mostrar aos funcionários os medicamentos para gripe que gostariam de comprar.
Um homem da província de Fujian, que estava em Tóquio de férias, comprou antipiréticos e analgésicos no valor total aproximado de ¥10 mil.
O Pabron Gold A da Taisho Pharmaceutical, um remédio para gripe que alivia sintomas de febre, é particularmente popular. Muitos visitantes do exterior que vem ao Japão já o compravam como souvenir mesmo antes da pandemia.
Segundo reportagens da mídia de Hong Kong, os chineses também vêm comprando medicamentos em Singapura, Taiwan e Austrália, levantando preocupações de que possa haver falta de remédios para pessoas que contraíram gripe.
De acordo com o jornal sul-coreano JoongAng Ilbo, rumores têm se espalhado no país sobre pessoas tentando comprar medicamentos em lotes diretamente de farmacêuticas e atacadistas com propósitos de exportação.
Fonte: Yomiuri