Duas ondas de frio consecutivas causaram nevascas no Japão desde o dia 17. Até as 8h de segunda-feira (26) foram registrados 1,76 metro de acúmulo em Okura (Yamagata), além de mais de 1 metro em diversas cidades de Hokkaido, Aomori, Niigata e Tottori.
Até nas províncias de Shikoku, onde não neva com frequência, a queda em 2 dias foi tão intensa que chegou a 60 centímetros de acúmulo em Kumakogen (Ehime), no domingo (25).
Além da queda de energia elétrica em 3 mil domicílios e acidentes relatados, duas pessoas foram encontradas mortas na neve, no sábado.
De acordo com a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, até sexta-feira (23), em todo o país foram confirmadas 9 mortes e 48 feridos.
As vítimas fatais são de Hokkaido, Aomori, 2 de Akita, Yamagata, 3 em Niigata e 1 em Ishikawa. Esse número pode aumentar com a segunda nevasca de sexta-feira a domingo de Natal.
Embora o pico da nevasca tenha passado, as pessoas precisam tomar cuidado com avalanches e pistas com superfície congelada.
Há previsão de uma terceira onda de frio no Ano Novo.
Fontes: NHK e Yomiuri