Imagem meramente ilustrativa de maconha (PxHere)
A localização da primeira loja de maconha recreativa é privilegiada, ocupando o espaço que já foi da GAP, na 750 Broadway, na East Village de Manhattan, onde tem 2 campus universitários nas imediações.
Publicidade
A legalização da cannabis para uso recreativo foi possível em março de 2021 pelo então governador Andrew Cuomo.
A loja será operada pela Housing Works, uma organização sem fins lucrativos que fornece moradia, assistência médica e treinamento para pacientes com HIV e pessoas de baixa renda na cidade de Nova Iorque.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, tuitou sobre a abertura oficial do mercado de maconha para adultos, destacando que a “nys_cannabis está desenvolvendo um mercado que prioriza a equidade, apoia pequenas empresas e agricultores e corrige os erros do passado”. Explicou que é o início de um novo fluxo de receita tributária e que a receita do imposto será para investir em escolas públicas, serviços de dependência de drogas, serviços de saúde mental, habitação e outros programas comunitários.
“Para nós, este dispensário é uma oportunidade de empregar pessoas afetadas pela criminalização da cannabis”, disse Charles King, presidente da Housing Works, que oferece educação sobre cannabis e treinamento profissional, e anunciou que reinvestirá os lucros na missão da organização.
A loja abriu às 16h20, coincidindo com a gíria para maconha nos Estados Unidos, que é 420.
Antes da abertura do dispensário, uma longa fila se formou na esquina da primeira ala ao redor da loja, e dois homens perto da frente disseram que chegaram cinco horas antes para se juntar aos memoráveis primeiros compradores. A propósito, um disse que planeja gastar cerca de US$ 100 em enrolados como cigarros e gomas de maconha.
“Tem sido ilegal durante a maior parte da minha vida. Finalmente é legal. É ótimo ver as pessoas se divertindo”, disse um homem que veio de Harlem para ver a multidão.
À medida que se aproximava o horário de abertura, a frente da loja foi envolvida por um clima festivo, pelas pessoas que mal podiam esperar para fumar a maconha ou comprar gomas.
Assista ao vídeo da imensa fila e da vibe dos consumidores.
Fonte: MashUp