O “Daihakkai”, cerimônia realizada no primeiro e último dia de funcionamento da Bolsa de Valores do Japão, deste ano foi realizado em escala reduzida como medida contra o coronavírus, e cerca de 60 pessoas, incluindo autoridades, compareceram.
Akira Kiyota, CEO do Japan Exchange Group, dona da Bolsa de Valores de Tóquio, comentou: “Este é o ano do coelho e espero que o mercado de ações dê grandes saltos“.
Em seguida, o Ministro das Finanças Suzuki, que também atua como Ministro de Serviços Financeiros, disse: “Gostaria de criar um ambiente para a realização de um ciclo virtuoso de crescimento corporativo e ativos que aumentará a receita de ativos financeiros domésticos, melhorando o valor corporativo”.
Depois de tocar a campainha, todos bateram palmas e desejaram um ano comercial animado.
Nas primeiras negociações iniciadas após o grande evento, o mercado de Nova York reafirmou as preocupações com a desaceleração econômica global, e o mercado de Tóquio esteve quase totalmente em baixa, caindo temporariamente em mais de 400 ienes.
O preço de fechamento do Nikkei Stock Average pela manhã caiu 369,84 ienes em relação ao final do ano passado, ficando abaixo do nível de 26.000 ienes.
“Há uma forte preocupação entre os investidores de que a economia global possa desacelerar como efeito colateral dos contínuos aumentos das taxas de juros nos Estados Unidos e em outros países”, comentam fontes da bolsa.
Na terça-feira (3), a cotação do dólar ficou a 129 ienes devido a valorização do iene e a desvalorização do dólar.
Fonte: NHK