A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, anunciou na quarta-feira (4) que fornecerá às famílias com crianças entre 0 e 18 anos um subsídio mensal de cerca de 5.000 ienes por criança a partir do novo ano fiscal como medida contra o declínio da taxa de natalidade.
A governadora Koike apontou que o número anual de nascimentos em todo o país no ano passado deve cair para menos de 800.000, o mais baixo de todos os tempos: “É uma situação chocante que abala os próprios alicerces da sociedade.
Em vez de esperar a resposta do governo nacional, o governo metropolitano deve assumir a liderança na implementação de medidas concretas. Vamos apoiar o desenvolvimento das pessoas de maneira integrada”, disse Koike.
De acordo com as estatísticas do governo metropolitano de Tóquio, em janeiro do ano passado, a população da capital japonesa de 0 a 18 anos era de cerca de 2 milhões. Se 5.000 ienes forem pagos por mês, será necessário um orçamento anual de cerca de 120 bilhões de ienes.
O orçamento inicial para a conta geral do Governo Metropolitano de Tóquio para o ano fiscal de 2022 é de 7,8 trilhões de ienes.
Fonte: Tokyo Shimbum