Um alto funcionário ucraniano convidou o primeiro-ministro Fumio Kishida para visitar a Ucrânia, transmitindo o desejo de Volodymyr Zelensky ao embaixador do Japão no país em uma reunião na quarta-feira (4), de acordo com o escritório do presidente.
Em uma reunião com o embaixador Kurinori Matsuda, Andriy Yermak, chefe do escritório do presidente, fez o convite de visita em um momento que seja apropriado após manifestar o agradecimento da Ucrânia pela solidariedade do Japão em meio à guerra com a Rússia.
O escritório disse que Yermak parabenizou o Japão por assumir a presidência do Grupo dos Sete países industrializados (G7) neste ano.
Yermak também transmitiu as esperanças de Kiev por cooperação continuada com o grupo, e disse que diálogo regular entre líderes do G7 e Zelensky é um dos modos mais eficazes para a comunidade internacional estabelecer esforços a fim de resistir à invasão russa.
Matsuda enfatizou que a posição do Japão em apoiar a soberania da Ucrânia e sua integridade territorial está inalterada, disse o escritório.
De acordo com uma think tank alemã, o valor do suporte do Japão para a Ucrânia foi o menor entre as nações do G7 entre janeiro e novembro de 2022.
As nações do G7 também incluem Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e EUA.
Fonte: Mainichi