O Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul (NIS) confirmou na quinta-feira (5) que o ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, foi expurgado, embora ainda não se saiba se ele foi executado.
“Em relação aos recentes relatos da mídia sobre o então ministro das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, foi confirmado que ele foi expurgado, mas se ele foi executado ainda não está claro”, disse o legislador Youn Kun Young à imprensa.
Youn e outros membros do Comitê de Inteligência da Assembleia Nacional foram informados pela agência em uma reunião na quinta-feira. O NIS não forneceu motivos para o expurgo do ex-ministro.
A confirmação veio um dia depois que um jornal japonês noticiou que Ri pode ter sido executado no ano passado, citando fontes não identificadas.
Diplomata de carreira, serviu como embaixador na Grã-Bretanha, foi nomeado ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte em 2016.
Conhecido por sua familiarização com os assuntos dos EUA, participou de negociações de desnuclearização com os Estados Unidos, no governo Trump, enquanto exercia o cargo. Em 2020, veio à tona que ele havia sido substituído por Ri Son Gwon, um ex-militar.
Fontes: NHK, Mainichi e Koreia Joongang Daily