Aos que sofrem com polinose (kafunsho), a quantidade de pólen de cedro na primavera de 2023 poderá atingir uma alta recorde de 10 anos em algumas partes do Japão.
A previsão é baseada na pesquisa do Ministério do Meio Ambiente realizada entre novembro e dezembro, a qual revelou o maior número de flores de cedro macho em uma década em 14 províncias.
Flores de cedro macho, as quais determinam a quantidade de pólen que é dispersada na primavera, tendem a se tornar mais abundantes quando o verão anterior (de junho a agosto) é mais quente com longas horas de luz de Sol.
Acredita-se que as temperaturas altas recordes no fim de junho e início de julho de 2022 tiveram um impacto no número mais recente.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, uma pesquisa sobre o número de flores macho por metro quadrado em florestas de cedro artificiais mostrou que a quantidade foi maior do que em um ano normal, ou da média nos últimos 10 anos, em muitas áreas da região Tohoku à de Kyushu, com a província de Shimane com 6 vezes o número normal e a de Tottori 4 vezes maior.
A pesquisa registrou os números mais altos de flores de cedro macho nos últimos 10 anos nas províncias de Fukushima, Gunma, Kanagawa, Niigata, Toyama, Ishikawa, Fukui, Okayama, Tottori, Shimane, Hiroshima, Yamaguchi e Tóquio.
Quando a liberação de pólen é alta, o número de flores macho tende a cair no ano seguinte.
Fonte: Mainichi